Ministério de Cavalheiros


Responsável: Eli Moreira Silva - (31) 9.9397-7314 -
Capa Notícia

"... o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu Povo”.
(1 Samuel 13:14).

Devemos construir uma liderança visionária no seio de uma sociedade corrompida, e que cada vês mais se declina aos princípios morais, sociais e éticos em nossa sociedade.

Precisa-se de um Discipulado em Pequenos Grupos para Homens.

Muitos homens professam a fé cristã, mas seu estilo de vida não reflete a sua fé. Segundo o pesquisador Cristão George Barna, quando perguntou para um grupo de pessoas sobre seus objetivos na vida, menos de 1% mencionou justiça, santidade e pureza. Barna observa que, á muitos anos a igreja tem falado aos cristãos pequenas porções esporadicamente de conhecimento da Bíblia através de classes de Escolas Dominical e estudos bíblicos. Ouvimos um princípio aqui e lemos uma verdade lá, e então nos sentimos momentaneamente satisfeitos por receber uma nova idéia para a nossa fé. Mas dentro de algumas horas, o princípio ou verdade é perdido no meio das responsabilidades e da complexidade de nossas vidas.  Nunca poderemos  captar essa idéia e tomar posse dela se não estivermos fornecendo contexto suficiente,  e métodos que nos permitam analisar, classificar e usar o princípio ou verdade.  Essa incapacidade de aplicar consistentemente a verdade das Escrituras,  produz uma espiritualidade superficial ou imatura que  poderá refletir  em nosso comportamento.

O que pode ser feito?

Parte da resposta é: As pessoas precisam de um ambiente onde elas possam de forma honesta  compartilhar seus sentimentos, pecados e fracassos para aprender uns com os outros e estabelecer um relacionamento  confiável ​​através da comunhão cristã.  Chamamos isso de  “fazer discípulos”.

Como ajudar os cavalheiros a crescer espiritualmente? Por Steve Sonderman

  • Mantenha o resultado final em mente. O objetivo não é encher os bancos da igreja no domingo e envolver os homens durante a semana, mas como diz o Apostolo Paulo em Colossenses 1:28, o objetivo é trazer um amadurecimento espiritual.
  • Comece com um pequeno grupo e progridam lentamente. Os números não é o mais interessante para Jesus. Ele investiu em alguns que depois se tornaram em multidões que os seguiram. Ele Incentivava a criar pequenos grupos de 5 a 12 homens que se reuniam semanalmente para estudar a Palavra, orar e partilhar as suas vidas, como Paulo descreve em (1 Tessalonicenses 2:08).
  • A formação não é uniforme. Não há um modelo para á formação espiritual de cada homem, porque cada um crescerá de uma forma peculiar. No entanto, há três coisas que fazem a diferença no crescimento de cada homem.
  • Os efeitos expansionistas da alma é servir, doar, adorar e sofrer. A construção de relações com mentores, colegas e outros homens.
  • A prática de disciplinas espirituais ao longo da vida.

"A santidade não é  somente  uma questão de vencer o pecado em sua vida, mas não ser vencido pelo pecado em sua vida" Joe Fain.

A forma mais eficaz para o crescimento do homem é através de um pequeno grupo.

Através de pequenos grupos, os homens podem receber encorajamento e oração, tomar medidas de fé no local de trabalho, é responsável ​​por suas ações e são consolados em suas provações. O pequeno grupo é o lugar onde o ferro afia o ferro.

A Depressão no Homem.

Milhões de homens sofrem de depressão a cada ano. Existem diferentes causas e tipos de depressão.  Alguns tipos são mais fáceis de identificar do que outros: perda de um ente querido, separações do casamento ou ser incapaz de se encontrar  no trabalho, são algumas das causas mais óbvias. Mas às vezes o inesperado pode parecer depressão.

Tratamento para Depressão no homem

As mulheres tendem a procurar tratamento. Os homens se divertem em atividades diferentes.  Alguns recorrem ao trabalho compulsório, recorrem ao álcool e drogas, outros se envolvem em comportamentos destrutivos, como forma de lidar com o problema.

Mensagem importante

Se você souber de algum homem que está experimentando  uma fase de  depressão, não o negligencie, Preste toda a assistência necessária. Se você está tendo pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente. Seu pensamento está sendo gravemente afetado por seu humor. A depressão pode ser tratada com sucesso ou melhorar gradativamente. 

Há uma Luz no fim do túnel. Procure uma de nossas Igrejas hoje mesmo, confira aqui todos os nossos endereços.