Ministério de Cuidado Pastoral


Responsável: Em construcao - -
Capa Notícia

Nunca se dividem!
Com a visão direta de sempre multiplicar!

Liderando um pequeno grupo: Uma boa notícia! As habilidades necessárias para se tornar um bom líder, podem ser ensinadas. Uma Má notícia! Esse é um trabalho duro. 

No entanto, se você pode aprender a fazer boas perguntas, colher, e manter a calma, você pode liderar um pequeno grupo.

Alcançando: Quando uma igreja está lançando uma visão para o ministério de pequenos grupos, muitas vezes o foco é que as pessoas entrem na igreja ou nesses grupos. E se a gente transformar essa idéia e treinar líderes de pequenos grupos e os enviar a nova fábrica de pequenos grupos entre aqueles que ainda não conhecem a Cristo? Imagine uma igreja feita de preocupação primordial em conectar membros fora da sua própria comunidade de crentes (Romanos 15:20).

 

Idéias de extensão para líderes de pequenos grupos encorajarem seus membros:

1. Separar um tempo para ouvir com atenção a uma pessoa durante a próxima semana.

2. Tomar uma xícara de café, um refrigerante ou água com alguém que você está tentando realizar uma conexão e compartilhar algum tempo com ele enquanto desfruta de qualquer uma dessas bebidas.

3. Escolha uma autoridade política para orar com ele/ela durante um mês.

 

Dicas para pequenos grupos de estudos bíblicos

Muitas vezes, durante as reuniões de pequenos grupos, a aplicação da Palavra de Deus e o tempo de oração parecem ter mais relevância para os outros do que para nós mesmos. É extremamente fácil de aplicar a lição ao nosso cônjuge, amigo ou inimigo do que olhar honestamente para o nosso próprio coração.  

Durante o estudo Bíblico e a reunião do pequeno grupo, enfatize a necessidade de cada pessoa "colocar a máscara de oxigênio espiritual" antes de tentar ajudar os outros. Tente usar os seguintes métodos:

1. Durante o tempo de discussão, pergunte aos membros do grupo: "O que o Senhor está lhe dizendo hoje?"

2. Personalize o que você está estudando, versículos bíblicos inserindo um espaço em branco substituindo os pronomes em oração. Faça com que cada pessoa escreva seu nome em cada espaço em branco e, em algum momento durante a reunião leia as Escrituras em voz alta. Isso poderia ser feito durante o tempo de discussão ou usado como a oração de encerramento. Incentivar cada pessoa a fixar a versão personalizada das escrituras estudadas em algum lugar onde elas possam ver com freqüência nas próximas semanas.

 

Uma palavra para líderes de pequenos Grupos:

“E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras”.Hebreus 10:24.

A definição de pequeno grupo: É importante primeiro definir o que é um pequeno grupo. 

Tamanho: A maioria dos pesquisadores definem como um pequeno grupo composto por pelo menos três e não superior a doze ou quinze pessoas . O grupo deve ter pelo menos três membros, ou simplesmente ser tratado como um duo. Com três membros podem construir debates em qualquer organização. Um grupo muito grande (mais de doze ou quinze membros) dificulta a capacidade da comunicação dos membros com todos os demais . 

Interação: Os membros do grupo devem ser capaz de comunicar-se livremente e abertamente com todos os outros membros do grupo. Os grupos vão desenvolver uma política sobre as discussões e os membros do grupo desenvolvem papéis que afetam as interações do grupo.

 

Dez coisas que podem ajudar seu Treinamento de Liderança: 

10. Precisa-se de um bom espaço para que aconteçam as reuniões .

9. Lidar bem com esposas / dos membros do grupo que questionam todas as respostas às perguntas da Bíblia.

8. Como lidar com o grupo que tem mais animais de estimação do que pessoas. (pode haver dificuldades de relacionamento interpessoal).

7. Quando dizem que termina em 9, não acho que ele se refere a 09:00 ( respeitar horário estabelecido pelo Grupo).

6. Prepare lanches com antecedência.

5. Saudar uns aos outros com um beijo, talvez pode causar problemas nos grupos do sexo masculino. ( Observar a cultura de cada região).

4. O que fazer quando não há ninguém mais na casa do anfitrião?

3. Verifique se você tem Mobilha adequada em sua casa para pessoas de todos os tamanhos.

2. Aproveite a viagem, porque agora você está sozinho.

1. Depois de se tornar um líder, você será líder Para Sempre

 

Os líderes de pequenos grupos são responsáveis ​​por:

  • Amar (João 13:34);
  • Serem dedicado e honrar (Romanos 12:10);
  • Viver em harmonia com as pessoas (Romanos 12:16);
  • Servir (Gálatas 5:13);
  • Submeter-se (Efésios 5:21);
  • Suportar e perdoar (Colossenses 3:13).

Os líderes de pequenos grupos são responsáveis ​​por:

  • Fazer as pessoas felizes;
  • Ajudá-las na correção dos problemas das pessoas;
  • Auxiliá-las na forma como elas devem reagir ou comportar;
  • Extraído do artigo Small Group Dynamics revista eletrônica: "Princípios Bíblicos e pastorais para pequenos grupos", de Brian Pierce).

Dinâmicas:

Pergunte ao seu pequeno grupo:

Se você fosse pedir uma placa personalizada para o seu carro, qual seria? Por quê? 

Se você pudesse ser magicamente transportado por um dia a um lugar onde a água esta fria para nadar, quais dos seguintes locais que você escolheria? E por quê?

  • Um parque de diversões com piscinas;
  • Um oceano vibrante;
  • Um lago no meio da montanha;
  • Um rio em cheia;
  • Um pequeno riacho.
     

Uma ideia para o Culto de Oração e Pequenos Grupos:

A maioria de nós não desfruta de um reconhecimento tão grande como (o Nobel da Paz, etc.), mas todos são elegíveis para prêmios pequenos da vida. Um tapinha nas costas, um beijo na bochecha, a lua cheia, estacionamento disponível, um fogo crepitante, uma boa refeição, um nascer do sol glorioso, uma sopa quente.

Não se preocupe em não receber o grande prêmio que a vida oferece. Desfrute dos pequenos prazeres que ela oferece. Há suficiente para todos nós. (Extraído de 15,000 Ilustrações).

O líder diz: É bem verdade que talvez nenhum de nós ganhe o Prêmio Nobel da Paz, no entanto temos o privilégio de desfrutar os pequenos prazeres da vida. Dedique alguns minutos para pensar sobre algumas dessas atividades, pessoas e acontecimentos que compõem seus "pequenos prazeres". (Você pode dar a cada membro um papel de anotações para escrever estes prazeres.)

Depois de alguns minutos, peça aos membros do grupo para compartilhar o que escreveram no papel como forma de iniciar o período de adoração. Depois de terem partilhado estes "pequenos prazeres", peça-os para olhar o Salmo 103. O que você encontra ali são "pequenos prazeres" de nossas vidas. Leia o Salmo em uníssono com o grupo e pedir a alguém para fazer uma oração de ação de graças pela bondade de Deus.

 

Uma idéia para um projeto de serviço:

Orar durante a caminhada é uma grande disciplina para os crentes. Incentivar todos no seu pequeno grupo para:

  • Notar as necessidades: Muitas pessoas apresentam algum problema de saúde emocional , mesmo quando em um lugar público. Peça aos membros do grupo para observar a linguagem corporal em busca de pistas para discernir pontos negativos ou positivos sobre a oração e quais as necessidades. Por exemplo, uma pessoa sentada sozinha no parque poderia estar desfrutando da calma ou tranqüilidade, ou agonizando sobre uma decisão que pode mudar sua vida, ou lutando para não cair em depressão;
  • Ore em silêncio para as pessoas na fila do caixa no supermercado, bancos ou outros lugares;
  • Orar com propósito: Gaste alguns minutos em oração para ouvir a direção de Deus para suas orações. Iniciar expressando palavras de agradecimento, em conversa expressar gratidão a Deus por Sua criação. Agradecer as pessoas que você vê e seu plano e propósito para aquelas vidas. Interceder para as necessidades percebidas, reconhecendo que há uma batalha espiritual sendo travada nos céus;
  • Entrar com cuidado: Quando apropriado, orar com pessoas que você conhece em suas rotinas diárias. Ouça o Espírito Santo, e quando você sentir dirigido a orar por alguém, ore naquele exato momento.

 

Uma palavra aos líderes de Pequenos Grupos:

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.(Mateus 7:7,8).

 

Dicas para novos Pequenos Grupos

A) Utilizem sempre o mesmo lugar para se reunirem. Isso é vital para os três primeiros meses de vida em grupo. A razão é simples: o grupo deve criar o hábito da reunião, colocando de lado as “melhores intenções”, as pessoas estão ocupadas e muitas vidas vivem sobrecarregadas. Tendo um tempo consistente e um lugar, ajudará a incorporar o pequeno grupo para suas rotinas diárias.

B) Os líderes devem comunicar à próxima reunião para incentivar o desenvolvimento da comunidade e perpetuar o crescimento de relações mais fortes. 

C) Quanto mais você se comunicar, através de uma chamada telefônica ou eletronicamente, o relacionamento do grupo será mais forte.