Ministério de Família

Responsável: Jose Carlos Junior e Priscila Batista - (31) 9.9858-7553 -
  • Cremos que o propósito da Família é glorificar e honrar a Deus, formando um fundamento espiritual, emocional, físico e econômico para as pessoas, igreja e a sociedade;
  • Cremos que a família é à base da sociedade;
  • Cremos nos valores fundamentais da família e que a mesma é formada a traves de um homem e uma mulher legitimamente casados, tendo os filhos como complemento;
  • Cremos que a Bíblia contém um programa detalhado para edificar relações matrimoniais e uma família saudável e sólida.

TEMPO DE ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Certa manhã, eu me ajoelhei para orar, meu filho de cinco anos de idade, se ajoelhou ao meu lado e disse: "Mãe, me ensinar a fazer isso." Naquele momento, eu pude compreender  a alegria que Jesus proporcionou  aos  seus discípulos, quando eles disseram: "Senhor ensina-nos a orar".

Jesus intencionalmente ensinou seus discípulos a orar,  sendo  o  exemplo: Durante os tempos de oração em família podemos  ensinar nossos filhos a orar como Jesus fez com seu discípulos.

ENSINAR PELO EXEMPLO

Conjunto de regras para um tempo de oração: Seja fiel ao seu tempo de oração diária. Ter horários regulares de oração em família trará a autodisciplina.  Mencionar o nome de seus filhos em oração  pela manhã, antes de as crianças irem à escola, na hora do almoço, antes do jantar, ou antes, de deitar, fortalecerá o relacionamento entre Deus, os pais e filhos.  Quando  fizermos isso, e afirmamos diante de nossos filhos, eles irão fazer o mesmo .

Aqui estão algumas sugestões para implantar durante os tempos de oração em família, o que irá ajudá-lo a ensinar seu filho a orar intencionalmente.

- Estabelecimento de um modelo de Oração:

Um modelo de oração é melhor do que uma oração memorizada, porque a criança pode expressar a Deus a sua própria mente.

"Cinco dedos de Oração", adaptado do livro Ensinando nossos filhos a orar, por Susan Lingo, são modelados após a oração que Jesus ensinou seus discípulos.

• Dedo 1: Falando com Deus.
  • Dedo 2: Dar louvor e Graças.
  • Dedo 3: Pedir.
  • Dedo 4: Elogiar.
  • Dedo 5: Em seu nome (João 16: 23).

- Ensinando lhes também um estilo de oração:

Keith Madeira, no livro Ensinando nossos filhos a orar, sugere um estilo de ensino na oração utilizando as seguintes histórias bíblicas:

• Ter consideração pelos outros: Lucas 9: 46-48
  • Peça educadamente, dizendo "Por favor": Mateus 15: 21-28
  • Não seja muito exigente: Lucas 7: 10-10
  • Dar graças: Lucas 17: 11-19
  • Ensino através da experiência

Para que nossos filhos saibam como orar, eles precisam experimentá-la.

O que pode dar-lhes oportunidades de experimentar a oração?

- Frases curtas: Talvez as crianças estejam andando com uma pessoa, doente, com deficiência ou uma pessoa triste; incentive-as a fazer uma breve oração para que Deus abençoe essas pessoas.

- Orações de bênção: “Abençoe” significa que alguém está pedindo a Deus para mostrar seu favor a essa pessoa. Uma maneira de fazer esta oração é a imposição das mãos da pessoa, como nós oramos. Convide as crianças a fazer orações de bênção sobre cada membro da família ao sair da casa, ou em ocasiões especiais.

- Orar sintonizado com as noticias do dia: Durante o tempo de oração em família, leia as notícias do dia. Peça às crianças para desenhar um círculo verde em torno da notícia de que se pode louvar a Deus por ela, e um círculo vermelho em torno da notícia a qual necessita de oração e elas vão orar. Então, orem juntos, louvando a Deus ou pedindo ajuda para cada notícia que circulou.

- Ore para o Mundo: Descubra regularmente em uma nação localizada na "janela 10/40" durante os tempos de oração em família. (O livro "You Can Change the World" “Você pode mudar o mundo”) , escrito por Jill Johnston, é um excelente guia. Incentive seus filhos a orar para as necessidades das crianças dessa nação. (Kathy Creasy).

CASAMENTO

Duas pessoas se juntam para se tornarem em um, é maravilhoso e misterioso. No entanto, existem duas pessoas. Um casamento bem-sucedido envolve...

- Interferência Divina:

"... Um cordão de três dobras não se rompe facilmente".  (Eclesiastes 4:12)

Deus também participa do voto de compromisso que os uniu em "uma só carne." Ele quer ser parte do seu relacionamento.

Deixe-o abraçá-lo  apertado e em dobro, nos momentos difíceis e celebrar durante os bons tempos.  Dentro deste círculo de três proporcionará um lugar seguro.

- Lares Destruídos:

Você já ouviu algum casal dizer: "Não seria melhor se nós nos divorciarmos para que os nossos filhos  vivam nesta casa em harmonia?".

Estudos têm comprovado o contrário. Em quase todos os casos, (exceto quando tenha ocorrido abusos no lar), seria melhor para as crianças, viver em uma casa que não foi dividida  pelo divórcio, mesmo que haja divergências entre o casal, em vez de ter de experimentar  as crises da separação  .

O Divórcio, invariavelmente tem um efeito negativo sobre a vida das crianças, não apenas durante o processo, mas também durante suas vidas futuras. Estudos nos mostram que:

Cinquenta por cento das crianças que tenham sofrido um lar desfeito pelo divorcio, têm significativos problemas de naturezas emocional e  psicológica durante a vida adulta.

Esses problemas incluem: Medo, raiva, baixa-estima, sentimentos de desconfiança etc...

Praticamente todos os filhos de casais divorciados experimentaram depressão em algum momento de suas vidas.

“A igreja afirma que o lar incluindo a família deve ser governado com amor disciplina e outros aspectos edificantes que são ensinados pela palavra de Deus, sendo que a igreja está comprometida com a santidade do matrimônio e a vida humana”.