UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

Responsável: Igreja de Deus da Profecia - -

Muitas das alegrias da minha vida podem ser resumidas em uma única palavra - filhos. Por quase 30 anos, Deus me permitiu servir milhares de crianças por meio de oportunidades de ministério local, estadual e internacional. No entanto, devo admitir, a maior dessas alegrias é encontrada em meus próprios filhos.

Lembro-me claramente do dia em que cada uma de minhas filhas veio ao mundo e imediatamente me apaixonei por elas. Lembro-me da exuberância de experimentar o primeiro sorriso de cada filha. Lembro-me da antecipação vigilante dos primeiros passos de cada criança. E lembro-me de quando cada um pronunciou essas três pequenas palavras incríveis, "Eu te amo".

Também me lembro do trabalho que minha esposa e eu colocamos para ensinar a todos os nossos filhos a importância de dizer “obrigado”. Para alguns, foi muito natural; para outros, exigiu algum trabalho. Mostrar gratidão e apreço é muito mais do que proferir essas palavras simples. Na verdade, a ciência nos ensina que desenvolver uma atitude de gratidão envolve processos emocionais e cognitivos complexos.

Durante esta época do ano, enquanto famílias e amigos se reúnem para várias celebrações, feriados e tradições, não há melhor momento para incentivar nossos filhos a perceber as bênçãos ao seu redor, pensar sobre elas e expressar sua gratidão de maneiras significativas. Como pais e ministros dos filhos, promover o apreço de nossos filhos pode resultar de perguntas que os façam pensar.

Considere reservar um momento em casa ou na igreja para orientar seus filhos nesta série de perguntas. Para crianças mais velhas, forneça papel e lápis para registrar suas respostas. Para crianças mais novas, deixe-as desenhar suas respostas.

Olhe - "Quais são algumas coisas que você recebeu ou pelas quais você é grato?" Explique que essas são bênçãos materiais.
Pense - "Se algumas dessas coisas eram presentes ou coisas que você não pede, por que você acha que alguém deu isso a você?" Explique que esses são presentes imateriais, como sendo dados por amor, carinho, apoio, etc. Pergunte: "Eles esperavam algo em troca ou sentiram que eram obrigados a dar a você?" Se a resposta for não, explique que isso pode ser algo pelo qual eles sejam ainda mais gratos. Lembre seu filho de que todo bom presente vem de Nosso Pai Celestial.
Sinta - “Como essas coisas fazem você se sentir? O que eles te fazem feliz? ”
Faça - “Como você pode mostrar o que sente a respeito dessas bênçãos? Esse sentimento dá vontade de fazer, dizer ou fazer algo? ” Incentive seu filho a dar louvor a Deus por sua bênção e, em seguida, procure maneiras de ser uma bênção para alguém que precisa.

Depois que os filhos percebem as bênçãos em sua própria vida, precisam de inspiração e orientação para motivá-los a atos de gratidão. Isso pode incluir palavras e demonstrações de agradecimento, bem como oportunidades de “retribuir” a outras pessoas. Podemos ajudar as crianças a conectar seus sentimentos de gratidão com o mundo ao seu redor. Algumas idéias práticas para mostrar gratidão durante esta temporada incluem:

Entregue biscoitos caseiros ou trate os funcionários em um corpo de bombeiros, delegacia de polícia ou hospital.
Permita que as crianças façam tarefas e arrecadem dinheiro para contribuir com um presente de Natal ou fundos para uma instituição de caridade local, como um abrigo para famílias, abrigo para animais ou centro para sem-teto.
Trabalhe junto com as famílias da sua igreja para adotar um lar de idosos e comprar presentes baratos para os residentes, como loção, chinelos, cobertores de Natal, etc.,
Decore e envie cartões de Natal para missionários ou militares no exterior.
Entregue um doce assado aos seus vizinhos.
Deixe um cartão de Natal (e talvez uma guloseima) em sua caixa de correio para o carteiro.
Vá cantarolar em uma casa de repouso.
Leve balões ou pequenos presentes para a enfermaria infantil do hospital local. Provavelmente, você não poderá entregá-los às crianças devido às políticas de privacidade ou restrições do COVID-19, mas pode pedir às enfermeiras que os entreguem.
Escolha um dia para servirem uns aos outros dentro de sua própria casa. Leve o lixo para fora para seus pais, incentive os filhos a pegar os brinquedos dos irmãos e mostre apreço um pelo outro.
Incentive as crianças a olharem nos olhos de cada pessoa que encontrarem naquele dia, sorrir e expressar sua apreciação com um simples “obrigado” ou um elogio.
Visite o supermercado em família e compre alguns itens para a despensa local.
Limpe seus armários e leve seus casacos velhos para um abrigo local.

Neste período de doação e caridade, ajude as crianças sob seus cuidados a refletir sobre as bênçãos que estão ao seu redor e doar com uma atitude de gratidão. Ao concluirmos um ano que teve seus desafios únicos - muitos dos quais já passamos juntos como comunidades e famílias - vamos dar graças a Deus por Sua provisão, proteção e esperança por dias melhores à frente.

-Por Shaun McKinley, Diretor Internacional de Ministérios da Criança, conforme impresso na edição de novembro do White Wing Messenger