Conferência Latino-Americana de Discipulado - Bogotá/Colômbia
Quinta-feira, 27 de Março de 2025

O Bispo Nacional, juntamente com os demais bispos da Igreja de Deus da Profecia na América do Sul, está participando da Conferência Latino-Americana de Discipulado, onde estão sendo ministradas diversas palestras e oficinas a partir da temática do Discipulado.
A conferência está sendo realizada pela Aliança Evangélica Latina (AEL) por meio de sua comissão de Discipulado, juntamente com a Aliança Evangélica Mundial (AEM/WEA) e vários e 20 a 80%aliados estratégicos (dentre eles, a Igreja de Deus da Profecia).
Durante o evento, várias pesquisas foram apresentadas e alguns resultados chamam atenção da igreja na América Latina:
1) A pandemia da COVID-19 impactou profundamente as igrejas da América Latina;
2) Nos últimos anos, a grande maioria das igrejas experimentou uma diminuição significativa na quantidade de membros, com perdas entre 20 a 80%;
3) Há pelo menos 3 fatores internos que tem destruído as igrejas: i) a perda dos jovens, ii) a igreja evangélica perdeu voz e representatividade na praça pública pela politização, iii) pastores deixando o ministério pastoral por desânimo e exaustão.
Caso os resultados alarmantes elencados não sejam revertidos, há uma grande possibilidade de ocorrer o que está descrito em Juízes 2:10: “Depois que toda aquela geração foi reunida aos seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel.” Por essa razão, a constatação dessa crise exige da igreja uma ação urgente!
Os aliados estratégicos que dão apoio a essa Conferência junto com mais 500 pessoas que trabalham ativamente com o tema do Discipulado e que também participam do evento, esperam reverter este quadro e contam com uma visão e uma missão clara:
1) Visão: fortalecer, levantar e equipar líderes de movimentos que revertam o alto índice de “desigrejados” da igreja latina através do ser e fazer discípulos, crescendo de forma sinérgica para que haja uma maior quantidade de igrejas saudáveis, discipuladoras e multiplicadoras;
2) Missão: motivar, equipar e catalisar múltiplos movimentos e projetos missionários fortalecendo pastores e igrejas para crescerem com um DNA saudável, discipulador e multiplicador.
3) Valores Fundamentais: i) Centrado em Cristo, ii) ser um discípulo autêntico, iii) ser um discípulo semelhante a Cristo, iv) igrejas saudáveis e discipuladoras e v) discipulado transformacional (o Reino de Deus).
Com relação aos países que estão participando da conferência, estes estão representados por líderes das principais denominações evangélicas: Assembleia de Deus, Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Pentecostais e etc. Este é o tempo em que várias organizações estão se unindo para alcançarem três pontos específicos: discipulado, missões e plantação de igrejas.
Países com representantes no evento são: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Equador, México, Guatemala, El Salvador, Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru, Repúplica Dominicana, Cuba, EUA, Canadá, Venezuela, Holanda, Espanha e Portugal.